Tipos de tijolo – parte I

Os tijolos são materiais essenciais para a construção civil, mas ao buscar por eles no mercado você vai se deparar com uma série de modelos diferentes. Isso porque além da diferença de matéria prima usada na fabricação de cada um, eles também possuem finalidades específicas para cada tipo de serviço. 

Nesta primeira parte, vamos conhecer quais os tipos existem de acordo com o material de fabricação: 

Tijolo cerâmico: é o mais comum, encontrado em qualquer lugar, possui um custo relativamente baixo e bom desempenho térmico. Sua matéria prima é o barro, que dá a cor avermelhada como característica desse tipo de tijolo. Em muitos locais, é fabricado artesanalmente, o que ocasiona a falta de padronização entre as peças. O principal prejuízo é o desalinhamento das paredes e, possivelmente, a quebra, gerando desperdício e mais entulho no canteiro.  

 

Tijolo de concreto: Feito de concreto, claro, possuem um valor mais elevado do que os de cerâmica e são mais pesados também (o que dificulta no transporte). São bons para isolamento acústico entre ambientes e dão melhor acabamento, o que economiza na argamassa que irá por cima. Além disso, a fabricação dos tijolos de concreto geralmente exige algum tipo de máquina e eles saem mais padronizados, otimizando a construção. 


Tijolo de vidro: Já o tijolo de vidro é aquele bloco muito visto em decoração de consultórios, salas, cozinhas e até banheiros. O custo dele é bem elevado e por isso, ele é usado em pontos estratégicos para a decoração e ideal para preservar a iluminação natural de ambientes, já que permite uma boa passagem de luminosidade por eles. 


Na parte II, falaremos sobre os aspectos dos tijolos encontrados no mercado e a funcionalidade para cada um deles. 

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!