Tipos de cimento – Parte 1

Se você já visitou uma loja de material de construção, pode ter reparado na quantidade de embalagens de cimento que existem disponíveis. Essas variações existem porque cada cimento possui uma fórmula diferente para atender a uma finalidade específica. Usar o cimento errado para um tipo de serviço pode prejudicar o resultado final da sua obra ou reforma.

A forma de identificar os tipos de cimento se dá pelas siglas presentes na embalagem, sendo 11 tipos ao todo  (CP I, CP I-S, CP II-E, CP II-Z, CP II-F, CP III, CP IV, RS, BC, CPB). Conheça agora as especificidades das variações CP I e II:

CP I: Cimento Portland Comum

O mais básico que se encontra no mercado. Possui uma fórmula mais simplificada e é voltado para obras que não possuem exigências específicas em relação ao tipo de cimento. O único aditivo utilizado nesse produto é o gesso, cuja função é retardar a rigidez para permitir que o profissional tenha mais tempo para a aplicação. É um cimento de baixa resistência e é mais utilizado para a área da indústria.

CP II-S: Cimento Portland tipo Comum com Aditivo

Esse tipo de cimento possui uma composição bastante semelhante à do CP I. A única diferença está no fato de que o CP II-S possui aditivo pozolânico, que proporciona menos permeabilidade ao produto.

CP II-E: Cimento Portland Aditivado com Escória de Alto Forno

O CP II-E é considerado um produto intermediário entre os modelos Comum e Aditivado. Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento faz com que ele libere menos calor quando colocado em contato com água.

CP II-Z: Cimento Aditivado Pozolânico

Assim como o modelo CP II-S, tem adição de pozolana em sua fórmula, mas em maior quantidade, garantindo uma melhor impermeabilidade. Esse cimento é o mais recomendado para obras subterrâneas com alta umidade ou contato direto com a água.

CP II-F: Cimento Aditivado de Material Carbonático – filer

É um dos modelos mais eficientes para uso em aplicações de obras simples, mas que exigem resistência, como concreto, concreto armado, pré-moldados, pavimentos e pisos de concreto. Em sua fórmula há uma concentração de filer carbonático em índices de 6% a 10%.

Fique ligado no blog do Chico D’Areia! Em breve, publicaremos o complemento desse conteúdo, especificando sobre os tipos de cimento CP III, CP IV, RS, BC e CPB.


Fonte/Auxílio: http://bit.ly/2rFLqS8

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!