Os materiais de construção são responsáveis por grande parte dos custos de uma obra, por isso, saber escolher é muito importante para controlar o orçamento disponível. Antes das nossas dicas, é essencial lembrar que o fator mais relevante na hora da compra não deve ser o preço, e sim a qualidade desses materiais de construção. Afinal, não adianta economizar em produtos e prejudicar o resultado final da obra.
Outro elemento importante a levar em conta na escolha dos materiais na construção civil é sobre a durabilidade e às características particulares de cada um. Considere o custo-benefício e avalie se os materiais vão proporcionar estabilidade e resistência a agentes químicos, físicos e biológicos, como umidade, luz, calor, sais, micro-organismo e outros. Uma construção segura e confiável é capaz de resistir esses agentes causadores de danos por mais tempo.
Não é só a estrutura da obra que se beneficia com materiais de qualidade. O acabamento e a estética também são influenciados por eles. Em outras palavras, quando não se escolhe de forma adequada o material de construção, a beleza da obra pode ir pelo ralo, causando um efeito estético negativo. Uma boa dica é ter um projeto ou maquete bem elaborado, com todos os materiais de acabamento bem especificados. Assim, fica mais fácil a visualização do projeto final, além de auxiliar ainda mais na compra dos produtos.
Dica extra: se possível, opte por inserir materiais sustentáveis na sua obra. Além de contribuir para o meio ambiente, você estará atuando em benefício das futuras gerações e promovendo uma imagem positiva perante a sociedade e de seus públicos estratégicos, ou seja, de seus clientes, fornecedores, governo, entre outros.
Veja também: Como comprar areia e brita para sua obra!