A construção civil é responsável por gerir uma grande quantidade de resíduos sólidos, chegando a representar entre 40% e 70% da massa total dos resíduos gerados nos municípios brasileiros. Chamado de entulho, caliça ou metralha, os resíduos da construção civil são todos aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.
Sendo assim, a gestão destes resíduos é essencial na minimização de riscos ambientais, evitando a poluição de águas, solo e ar, bem como dos riscos à saúde pública, visto que o acúmulo desses resíduos em locais inadequados – que é muito comum – podem favorecer a atração de vetores e aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti, levando à proliferação de diversas doenças.
O entulho deve ser destinado corretamente em um local próprio e para isso é necessário uma Licença Ambiental, que vai garantir que esses resíduos não se acumulem de forma prejudicial ao meio ambiente. Nós, do Chico D’Areia temos compromisso com o meio ambiente e fazemos a retirada dos entulhos da sua construção ou reforma de maneira responsável, depositando-os em locais licenciados pela SUPRAM – Superintendência Regional de Meio Ambiente.