Nós já falamos aqui qual a diferença entre as fissuras e as trincas, as causas que podem gerar esses problemas e quais consequências elas podem gerar para sua casa ou edifício. Hoje vamos ensinar um passo a passo para consertar essas irregularidades!
Antes de tudo é preciso se certificar qual é o problema exato e para isso, conte com um especialista!
Materiais e equipamentos
Você vai precisar dos seguintes materiais: uma massa e uma tela específica para trincas e fissuras, massa corrida e tinta.
Quanto aos equipamentos são necessários os de uso de proteção individual (luva de borracha, óculos e máscara), lona plástica para proteger o ambiente e as seguintes ferramentas: espátula simples, espátula em formato “V”, desempenadeira, lixa, pincel e rolo de pintura.
Passo a passo:
1. Primeiro proteja os móveis e o chão com a lona plástica.
2. Utilizando uma espátula em formato “V”, conhecida também como “abre trincas”, abra a fissura/trinca em toda a sua extensão, removendo também a pintura nas faixas laterais.
3. Para evitar a formação de bolas na pintura, limpe a superfície para eliminar todo o pó com um pincel ou uma escova e depois com um pano úmido e deixe secar.
4. Com a espátula, aplique a massa específica dentro da trinca, alternando o sentido de aplicação para preencher todo espaço, preservando as faixas laterais. Retire o excesso para evitar irregularidades e espere secar totalmente.
5. Aplique a tela centralizando-a sobre a trinca. Quando o sentido da trinca mudar, corte a tela para acompanhar.
6. Com a desempenadeira, cubra a tela em toda sua extensão com a massa e aguarde a secagem.
7. Faça o acabamento com massa corrida e após secar, alise a superfície, lixando a área com uma lixa fina ou média
8. Para o acabamento, retire todo o pó com um pincel seco e, depois, com um pano úmido. Realize a pintura com um rolo e a tinta desejada!