Fissura x Trinca – Qual a diferença, causa e consequência?

Trincas e fissuras são problemas que podem aparecer na parede de uma casa ou apartamento. Embora tenham causas e gravidades diferentes, ambas precisam de atenção e solução imediata para evitar transtornos decorrentes. Mas primeiro, entenda a diferença entre elas:

Fissura

A fissura é uma abertura superficial, estreita e alongada na parede, atingindo apenas a pintura, massa corrida ou azulejo. Geralmente ocorre por problemas com a tinta utilizada para pintar a parede ou com a massa corrida e sua espessura atinge no máximo 1 milímetro.

Trinca

A trinca merece mais atenção que a fissura, pois é uma abertura mais profunda e acentuada que atinge um pouco mais além da pintura, massa corrida ou azulejo, podendo afetar as estruturas da construção. Geralmente há separação em duas partes e sua espessura é de 1 a 3 milímetros.

Além de problemas na tinta e no reboco, existem outras causas comuns para o aparecimento de fissuras e trincas, são elas:

Retração: excesso de água ou cimento e – no caso da tintura – outros problemas, como tinta que está muito velha ou até mesmo estragada..

Problemas na acomodação do solo: deslocamento de terra que faz com que uma parte da construção fique mais baixa que a outra, comprometendo as estruturas da casa.

Dilatação: quando a construção é exposta ao sol, há dilatação de algumas partes da casa que pode ser maior do que outras e assim resultar em pequenas fissuras

Infiltração: Vazamentos ou problemas de impermeabilização podem fazer com que a água da chuva entre no concreto. É considerado um problema grave, pois com o tempo a água passa a corroer as estruturas de ferro do imóvel e dá início ao aparecimento de trincas e rachaduras.

Vibrações e Trepidações: estruturas expostas a vibrações como elevadores, proximidade de obras, trafego intenso de veículo ou até mesmo residir próximo a locais de passagem de metrôs podem ser os causadores das trincas e fissuras nas paredes do imóvel.

Consequências das fissuras e das trincas:

 As fissuras, apesar de não serem consideradas graves, podem evoluir para fendas ou rachaduras, sendo o primeiro sinal de um problema mais grave com as paredes da casa. Já as trincas exigem atenção imediata, pois podem afetar as estruturas da casa e resultar na queda de uma parede ou outra parte importante da construção que pode vir a comprometer o imóvel como um todo.

fonte: http://blog.orcafascio.com/qual-diferenca-entre-trinca-e-fissura/

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!