Ao gerir uma obra, uma das tarefas mais difíceis é o controle financeiro. O administrador ou proprietário deve ter sempre mente o orçamento total e saber como distribuí-lo em cada etapa da obra. É importante lembrar que o planejamento dos gastos é uma estimativa e a métrica básica utilizada é que 60% do gasto total será com materiais e 40% com a mão de obra, não podendo ultrapassar o valor total do orçamento. Propondo uma visão mais geral dessa estimativa, veja a porcentagem de gasto de material em cada etapa da obra:
Projeto e outras burocracias: de 3% a 5%
Já falamos em diversas ocasiões sobre a importância de ter um projeto bem elaborado, pois é através dele que você irá definir as etapas da obra, os custos e cronograma geral, além de prever riscos e evitar prejuízos com atrasos e custos de última hora. Por isso, é importante dedicar uma parte do orçamento ao projeto e para outras burocracias, como a autorização ou licença para a obra.
Infraestrutura do canteiro: até 8%
Antes de qualquer etapa é necessário preparar o canteiro de obra! Essa parte do orçamento é dedicada a construir instalações necessárias para o trabalho, como banheiro e espaço para equipe e um local para o depósito de materiais e ferramentas, por exemplo.
Fundações: de 3% a 7%
Essa porcentagem envolve todo o gasto com a preparação do terreno, como a limpeza do lote, o desaterro, a terraplenagem, a compactação do solo, dentre outros.
Estrutura: de 12% a 20%
Gastos dedicados ao processos necessários para montar a estrutura da construção, como os pilares, vigas e lajes de concreto armado, lajes pré-moldadas.
Fechamentos: de 10% a 19%
Essa parte inclui os materiais para toda a alvenaria(tijolos, cimento, areia e outros); muros externos; janelas; portas.. Além de vários outros elementos que vão depender do tipo de construção que está sendo feita e os materiais que vão ser usados.
Cobertura: de 3% a 5%
Inclui todo o material para a elaboração do telhado, desde a estrutura e as telhas até calhas e material para impermeabilização.
Instalações elétricas: 8%
A parte elétrica abrange fios, conduítes, interruptores, tomadas, quadros de força, disjuntor, cabos para dados e telefonia.
Instalações hidráulicas: de 9% a 12%
Já a parte hidráulica conta com tubos de PVC, caixas d’água, metais e louças e instalações para cozinhas, banheiros e lavanderias.
Acabamentos internos e externos: de 20% a 38%
A finalização e os acabamentos geram um custo bem grande, e claro, esse custo vai variar muito de acordo com os materiais escolhidos. Opte por escolher produtos de qualidade, mas que não possuem um custo tão elevado.
Limpeza e retoques finais: de 1% a 2%
Com a obra finalizada, o restante do orçamento é destinado para a limpeza e aqueles ajustes finais que acabam sendo necessários.
Lembrando que essa estimativa é relacionada apenas aos materiais e não inclui a mãos de obra. Além disso, essa porcentagem é feita levando em consideração os produtos básicos para uma construção.
Se a sua intenção é poupar, veja também: Como não sair do orçamento.