A argamassa é essencial para a construção civil, pois é responsável pelo assentamento de pisos e revestimentos diversos (tijolos, azulejos, cerâmicas, madeiras, pedras e outros). Ela age como uma “cola” para manter os materiais fixados em seus lugares. Além da colagem ela também pode ser usada para nivelar e impermeabilizar as superfícies, evitando o mofo nas paredes.
Para a fabricação da argamassa na obra, utiliza-se a betoneira, isso porque a qualidade do produto final depende diretamente da mistura bem feita dos materiais, como cimento, cal e areia. A proporção desses materiais e a consistência vão depender da finalidade. Para assentamento, geralmente, é usada a massa mais firme e para reboco, um pouco mais mole.
A aplicação da argamassa depende também para o que ela será usada. Então, enumeramos algumas dicas gerais para todos os procedimentos. Identifique para o que você utilizará e boa obra!
1 – A superfície onde a massa será aplicada deve estar limpa e completa, livre de resíduos contaminantes. É recomendada a lavagem prévia com jato de água ou areia.
2 – Caso seja necessário, é preciso corrigir trincas e fissuras antes da aplicação. As juntas de assentamento também devem ser preenchidas e regularizadas e as de movimentação devem ter o espaçamento correto.
3 – Durante a aplicação das argamassas com finalidade colante, é preciso ter atenção ao tamanho da peça que será colada. Peças com tamanho máximo de até 30×30 devem ser coladas aplicando a massa na peça ou na superfície. Já peças maiores necessitam de colagens duplas, com aplicação da massa na superfície e na peça.
Os produtos usados na fabricação da argamassa influenciam na qualidade da mesma e no resultado final do trabalho! Por isso lembre-se sempre de usar materiais de qualidade, como os que você encontra aqui no Chico D’Areia! Entregamos de forma rápida em sua obra ou reforma. Entre em contato pelos telefones (37) 3231-3926 | (37) 99971-1114 CTBC | (37) 99971-2865 Vivo.