A construção civil é a maior geradora de resíduo em toda a sociedade. Ela também é responsável pelo consumo em media de 50% dos recursos naturais extraídos, como a areia, terra e a pedra brita, por exemplo. Saber gerenciar esses resíduos com eficiência se torna essencial para minimizar os impactos ambientais e promover uma melhor forma de reutilização.
PORQUE E COMO REUTILIZAR?
A reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil promove uma série benefícios econômicos e ambientais, pois minimiza a extração de recursos naturais, além de reduzir os níveis de poluição atmosférica elevados em função da extração, processamento e transporte.
O reaproveitamento dos resíduos pode ser feito dentro ou fora dos canteiros de obras: alguns materiais são triturados e transformados em pequenos resíduos para a reutilização. Concretos e argamassas, por exemplo, podem ser reutilizados como agregados. Assim como os resíduos de alvenaria (tijolo e cerâmica) podem ser usados para produzir novos produtos.
COMO FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE?
Para gerir resíduos da construção civil com eficiência é necessário ter total controle dos dados de geração, transporte e destinação dos resíduos, além de atender todas as exigências legais para esses processos. Esse controle gera uma grande economia e melhoria do processo produtivo, além da redução do risco de multas ambientais.
Muitos desses pontos foram apresentados pelo Engenheiro Ambiental, Henrique Ribeiro, no 1º Bate Papo da Construção Civil, organizado pelo Chico D’Areia. Henrique também é CEO e fundador das Ambiencia e NETResíduos, que apresenta um sistema online, rápido, fácil e intuitivo para gerenciamento e total controle de resíduos. Conheça essa ferramenta, se beneficie com essas vantagens e ajude a promover o desenvolvimento sustentável!