A argamassa é utilizada para diversos trabalhos na construção civil, como assentar tijolos, pisos, azulejos, entre outros. Ela é feita a partir da mistura de areia fina, cimento, cal e água (e também de aditivos, quando necessário). Sendo que a utilização, bem como a quantidade desses materiais vão depender de qual uso será dado à argamassa. Por exemplo:
O chapisco e alvenaria possuem uma proporção (fórmula) de 3:1, ou seja, 3 medidas de areia para 1 de cimento.
O emboço é de 6:2:1 até 8:2:1, sendo 6 ou 8 medidas de areia para 2 de cal e 1 de cimento.
Já o traço recomendado para o reboco é de 3:2:1. 3 medidas de areia para 2 de cal e 1 de cimento e aditivo.
Mas e a medida da água? A quantidade de água vai variar de acordo com a umidade da areia, por isso não há uma medida certa. O ideal é sempre misturar aos poucos até obter a consistência desejada para cada tipo de argamassa.
COMO FAZER
Na hora do preparo os materiais devem ser colocados na ordem certa:
Primeiro coloque toda a areia, depois o cimento e misture até ficar 100% uniforme, se a argamassa levar cal, faça o mesmo processo, jogando o material por último. Depois que tudo estiver bem misturado, faço um buraco no meio e vá adicionando água aos poucos até virar uma massa. Veja na imagem:
DICAS PARA MELHOR DESEMPENHO:
- Misturar a argamassa pode ser um pouco trabalhoso, pois algumas “pelotas” vão se formando durante o preparo. A argamassa ideal é lisa, então você deve misturar até os grumos desaparecerem. Se preferir, conte com o auxílio de um misturador.
- Misture só quantidade que for usar, pois o material resseca e não deve ser armazenado.
Agora que você já sabe como preparar, veja algumas dicas para o uso da argamassa!