Urbanismo é a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo), ou seja, projetar e ordenar as cidades dialogando com a arquitetura, design, política e com a contribuição de outras áreas de conhecimento como a ecologia, geologia, ciências sociais, geografia e outras ciências.
O mercado de trabalho do urbanista também envolve projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauração de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.
COMPROMISSO COM A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
É necessário que o profissional urbanista possa intervir no todo urbano, para que possa resolver de modo significativo e satisfatório as necessidades da sociedade na qual está inserido.
Além disso, nos últimos anos, muitos urbanistas têm voltado suas atividades para a sustentabilidade . O urbanismo sustentável vai além de construir cidades mais “verdes” e com pouco impacto ambiental, mas visa uma relação mais próxima e saudável entre as pessoas e as cidades, com mais uso dos espaços públicos e maior interação com a natureza.