O concreto fresco exposto ao sol e ao vento, perde muito rapidamente (por evaporação) a água da sua mistura, antes mesmo que ele tenha endurecido. Essa perda de água enfraquece o concreto, podendo diminuir até 30% a resistência dele e aumentar o número de fissuras na superfície e a vulnerabilidade aos agentes agressivos. Por isso, é essencial garantir água durante o endurecimento do concreto.
Como fazer a cura do concreto?
Para fazer é necessário molhar frequentemente o concreto, evitando que a superfície fique seca. Esse processo deve ser feito por 7 dias no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico. No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até 3 semanas), melhor será para o concreto.
Molhe o concreto com uma mangueira e use panos ou uma lona (de cor clara) por cima, para reter a umidade o máximo possível, evitando a evaporação rápida da água.
O que pode atrapalhar a cura da laje?
A cura é a forma de garantir que o concreto fique úmido por, no mínimo, 7 dias. Durante esse período, ventanias, calor em excesso e baixa umidade do ar podem atrapalhar o processo de cura. A dica, é ficar atento a previsão do tempo e evitar dias com essas características. Se for fazer a laje no verão, evite fazer ao meio dia (quando o sol está muito forte). Prefira os horários de menos intensidade solar.
Outros tipos de cura
- Química – consiste em aspergir um produto que forma um película na superfície do concreto e que impede que haja evaporação da água do concreto.
- Vapor – que ao mesmo tempo que garante a umidade necessária ao concreto e acelera a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento.