A pedra brita é um material extremamente versátil e uma das suas aplicações é na recuperação de estradas rurais. Os principais objetivos de usar brita na estrada de terra é a melhoria das condições de trafegabilidade e maior durabilidade da pista.
Ideal para períodos chuvosos
Um dos grandes benefícios de usar brita é o maior escoamento das águas da chuva, formando menos lama e facilitando o tráfego de veículos e máquinas, além de diminuir as chances de atolamento. Já nos períodos de seca, o uso da brita evita que poeira da estrada de terra se solte e suba para o ar, preservando a segurança na estrada.
Vantagens para os moradores e produtores
Além dos moradores rurais se beneficiarem com uma estrada de melhor qualidade e segurança para o transporte pessoal, os produtores possuem uma vantagem extra: o processo de escoamento de safras de grãos, hortifruti, aves e outros animais fica mais fácil e gera menos preocupações, uma vez que a estrada com brita produz menos trepidações e o risco de perder ou danificar os produtos agrícolas são menores.
Qual brita usar?
Para a recuperação de estradas de terra, o ideal é usar a brita n°1, podendo ser misturada com a brita n°2 ou até mesmo com predisco (brita n°0) e areia grossa.