Tipos de cimento – Parte 2

Existem 11 tipos de cimento que você pode encontrar nas lojas de material de construção, cada um para uma diferente aplicação. Nós já falamos sobre 5 desses tipos (CP I, CP I-S, CP II-E, CP II-Z e CP II-F) aqui no blog e agora, vamos complementar esse conteúdo mostrando os outros tipos (CP III, CP IV, RS, BC e CPB) e suas funcionalidades!

CP III: Cimento de Alto Forno

Tem como principais características o baixo calor de hidratação, alta durabilidade e impermeabilidade e uma boa resistência às variações de temperatura (expansão e contração), além de resistência a materiais à base de sulfato. Pode ter até 70% de teor de escória em sua composição. Dada as suas características de resistência aos mais diversos ambientes, este cimento é altamente recomendável para obras com grande agressividade – barragens, pontes, esgotos, fundação para máquinas, afluentes de esgoto, ou ainda obras mais simples e genéricas.

CP IV: Cimento Pozolânico

O CP IV tem maior índice de pozolana em sua fórmula, variando entre 15% e 50%. Como há muita pozolana em sua composição, a impermeabilidade e a durabilidade são altas. Possui boa resistência a ambientes ácidos e contato com sulfato e também é indicado para obras com água corrente, uma vez que apresenta baixa porosidade.

CP V: Cimento de Alta Resistência Inicial

É um tipo de cimento semelhante ao comum, pois não possui aditivos em sua fórmula. Entretanto, seu método de fabricação dosa a argila e o calcário de forma diferenciada, com moagem fina. Adquire resistência mais rapidamente – secagem rápida – e é um modelo ótimo para a fabricação de concreto.

RS: Cimento com Resistência a Sulfato

Os cimentos RS têm várias fórmulas de fabricação que variam de marca para marca. Mas os produtos enquadrados nesta divisão têm como característica principal a resistência a sulfatos, o que permite que sejam usados de maneira proveitosa em redes de esgoto, por exemplo.

BC: Cimento com Baixo Calor de Hidratação

Este cimento é utilizado principalmente em construções que vão passar por grandes variações de temperatura. Como sua calorimetria é baixa, ele será muito mais resistente a fissuras causadas pela expansão e pela contração do material.

CPB: Cimento Branco

Este cimento é fabricado com caulim ao invés da argila, além de possuir baixas concentrações de manganês. Isto garante uma coloração branca, e seu principal uso está associado ao rejuntamento de peças cerâmicas. Como é branco, pode ser customizado de acordo com as necessidades da obra, e também é comercializado em outras cores, porém colorizado ou queimado.

Fonte/Auxílio: http://bit.ly/2rFLqS8

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!