Riscos que a chuva pode causar na obra

A chegada do verão (no próximo dia 21) também traz muita chuva, além das temperaturas mais altas. Durante esse período é importante redobrar o cuidado no canteiro de obras já que a chuva pode causar diversos danos e acidentes às construções e aos trabalhadores. Veja os riscos que ela pode causar e como prevenir:

Raios

Pode parecer improvável, mas a chance de ser atingido por um raio durante um temporal é real e acontece com mais frequência do que imaginamos. Durante uma tempestade com raios procure não ficar em locais abertos e descampados e nunca fique em pé em um local alto, como o telhado ou em andaimes. Também evite ficar debaixo de árvores ou próximo a objetos metálicos grandes, que podem atrair ainda mais essas descargas elétricas. Outro risco é a descarga elétrica – quando a energia dos raios é transmitida pela rede elétrica ou telefônica – por isso, evite operar ou ficar próximo de objetos ligados a essas redes. Também é muito importante lembrar que não se deve deixar nada elétrico em contato com a água e, em caso de enchentes, se a água atingir níveis que possam alcançar as tomadas elétricas, desligue o disjuntor. Os raios também podem provocar incêndios e, nesse caso, busque auxílio com o corpo de bombeiros.

Ventos

Os ventos fortes podem ocasionar diversos acidentes. Pedaços de madeira, vidros, materiais de construção ou estruturas da obra podem se desprender e atingir os trabalhadores. Durante uma ventania, também é perigoso estar em estruturas altas, como andaimes, que podem se soltar ou até mesmo balançar, causando desequilíbrio e queda dos trabalhadores.

Falando em quedas, também se deve ter atenção com piso molhado e escorregadio durante e após a chuva (principalmente ao subir em escadas e andaimes e ao andar em pisos lisos).

Deslizamento e desmoronamento

A grande quantidade de água infiltrada no solo durante as chuvas pode causar deslizamentos de terra, principalmente na etapa de terraplanagem. A estabilidade de alvenarias recém-construídas também pode ser afetada, comprometendo toda a estrutura da obra. Por isso, tente fazer um bom planejamento para que as etapas iniciais da obra ocorram em período de seca e se precisar, paralise as atividades no canteiro de obras e só as retome quando for seguro para todos os trabalhadores.

Também vale lembrar a importância do uso dos EPI’s (equipamentos de proteção individual) em qualquer período e em todas as etapas de uma obra! 

Chuva na obra

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!