As paredes de uma casa podem ser revestidas por diversos tipos de materiais e acabamentos, como o grafiato, por exemplo. É uma textura que apresenta um aspecto de ranhuras; tanto pela sua aparência quanto pelos materiais do seu revestimento. O grafiato possui alta durabilidade, é bem resistente às variações de temperatura (ideal para áreas externas) e possui outras vantagens, conheça:
DECORAÇÃO E CONTRASTE
Uma das principais “funções” do grafiato é o aspecto decorativo, muito usado em fachadas e paredes externas.
Pode ser útil para destacar uma parede em ambientes muito estáticos e de cor uniforme, com isto ele poderá apresentar um bom contraste, especialmente quando pintado de cor diferente e complementar à usada do restante do ambiente.
CONTROLE DE UMIDADE
Muitas pessoas usam a textura ou o grafiato como uma estratégia para paredes em que há problemas com infiltração, pois suas características mais densas do que o simples reboco tornam a parede mais resistente. O ideal, claro, é consertar a raiz do problema primeiro e depois utilizar o grafiato como um auxílio.
LIMPEZA
O grafiato é lavável, então muito útil na hora de realizar uma limpeza interna ou externa. Também resiste a objetos aderentes à parede.
QUAL TIPO ESCOLHER?
O resultado final do grafiato vai depender do tipo de malha que será usada. O mais indicado é usar a malha fina, que é mais sutil e permite uma melhor aplicação e acabamento.