Como pintar a parede – faça você mesmo

Pequenas mudanças podem mudar totalmente o visual da sua casa. Pintar uma única parede, por exemplo, pode deixar o espaço de cara nova e ainda expressar diferentes tipos de sensações. Que tal renovar a pintura de um cômodo e deixar a sua casa linda para o final do ano? O Chico D’Areia te mostra como faz: 

ESCOLHENDO A TINTA

Escolha uma tinta de qualidade. Observe se ela atende ao padrão necessário e a sua especificação. Uma boa dica é optar por uma tinta lavável, principalmente se houver crianças em casa. Para escolher as cores, o ideal é pensar no sentimento que você quer para aquele ambiente. Cores claras e tons pastéis transmitem mais tranquilidade para o local. Também são as ideais para se usar quando você já possui elementos com cores fortes, por exemplo, quadros, almofadas e móveis. Tons quentes deixam o espaço mais aconchegante e tons mais vibrantes dão um ânimo extra ao local. 

PREPARE TUDO

É importante que a parede já esteja lixada e pronta para receber a tinta. Use uma lixa mais grossa primeiro e depois finalize com uma mais fina, para um melhor acabamento. Com a parede preparada é hora de forrar o chão com papelão ou jornal e cobrir com fita crepe as beiradas das portas, janelas, rodapés, tomadas e interruptores. Também afaste os móveis e objetos de decoração que ficam próximos às paredes, inclusive cortinas.  

FAÇA TESTES COM TINTA

Pinte uma pequena parte da parede e deixe por dois dias para ver se o tom que você escolheu combina mesmo com o local e como ele vai reagir a diferentes iluminações ao longo do dia. Feito isso, já pode se preparar para a pintura! 

PINTURA

No dia da pintura, opte por usar roupas e calçados velhos, que possam recebem eventuais respingos de tinta. Com todos os materiais em mãos (tinta, pincel, rolo, bandeja, misturador, escadas..) é hora de por a mão na massa.  

Uma boa dica é começar a pintar com pincel pelos cantos da parede, bem rente à fita crepe. Umedeça o rolo com um pouco de água (tire o excesso passando-o em algum outro local que não será pintado), coloque o rolo na tinta sem encharcá-lo e tire o excesso na própria bandeja, para evitar uma camada espessa e o desperdício de tinta. 

Para conseguir um resultado homogêneo e com boa cobertura da cor, um grande truque é pintar um grande “W” na parede (do chão até o teto). Depois, pinte normalmente a área até cobrir a letra. Isso fará com que você use a quantidade ideal de tinta em toda a extensão. Deixe o local bem arejado e após secar, faça de novo o contorno rente à fita crepe com o pincel e passe a segunda demão com o rolo. Caso a cobertura ainda não esteja da forma que você deseja, espere secar novamente e passe uma terceira demão. Espere algumas horas ou até mesmo um dia para toda a tinta secar e retire a proteção. Limpe o chão e volte com os móveis para o lugar! 

Com essas dicas, fica muito mais simples pintar paredes e dar um novo visual para sua casa! Escolha seus tons preferidos e mãos à obra!  

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!