A areia é o agregado mais usado na construção civil, podendo ser obtida por meio de fontes naturais, como leitos de rios, ou industrializada, decorrente de britagem. Assim como a qualidade dos ingredientes influencia em uma receita, a qualidade da areia vai influenciar no resultado final da sua obra.
A areia industrializada geralmente não tem contaminantes como argilas e materiais orgânicos, já a natural tem maior chance de apresentar esses resíduos, que podem causar reações de expansão, fissuras de retração, redução da aderência e até descolamento dos revestimentos.
Uma das formas de examinar a areia é observar a cor. Quanto mais rosada, provavelmente mais argila e mais silte a areia contém (mas isso vai depender da rocha da qual provém). Outra opção é higienizar a areia através de um processo bem simples:
– Primeiro, faça uma pré-lavagem colocando a areia em um recipiente grande com água. Vá esfregando com as mãos e trocando a água até que a mesma fique menos ‘turva’.
– Depois, ferva a areia lavada por 30 minutos. Com esse processo, a água pode voltar a ficar turva (pois grãos de terra ou poeira se desfazem), se isso acontecer, lave novamente (como na pré-lavagem) até a água ficar cristalina e a sua areia estará pronta para o uso.
Outra ponto que precisa atenção é na chegada do material na sua obra, veja as dicas:
– Separe a areia de acordo com a data de chegada
– Não misture areias de granulometrias diferentes
– Armazene em local livre de chuva
– Para evitar contaminação, não deposite diretamente no solo, mas sobre plástico ou lona
Investir em materiais de construção de qualidade é essencial para evitar riscos e problemas na sua obra e ter um acabamento de qualidade, além de um melhor custo-benefício! O Chico D’Areia está a mais de 30 anos de mercado oferecendo os melhores produtos para sua construção! Entre em contato através dos números (37) 3231-3926 / (37) 99971-1114 CTBC / (37) 99971-2865 Vivo.