Hoje, dia 11 de dezembro, é comemorado o dia do engenheiro. Mas você sabia que essa profissão abrange diversas áreas muito além do âmbito civil? Por isso, vamos hoje falar de algumas dessas áreas e a função que o profissional de cada uma delas pode exercer!
Começando pela qual mais falamos por aqui, a engenharia civil! Essa área capacita os profissionais para projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. Além de analisar as características do solo, estudar a insolação e da ventilação do local e a definir os tipos de fundação. Em uma construção também é bem comum vermos a presença dos profissionais da engenharia elétrica, responsáveis pela geração, transmissão, transporte e distribuição de energia aos locais.
Outras áreas bem conhecidas são a engenharia de produção, ramo que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa e a engenharia de telecomunicações, que se ocupa do projeto, da operação e da manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações, inclusive da implantação dessas redes.
Os engenheiros dessas áreas também são bem conhecidos:
Engenharia mecânica: é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.
Engenharia metalúrgica: o engenheiro dessa área é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.
Engenharia química: voltada para a criação de técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
Engenharia sanitária: ramo voltado para o projeto, construção, ampliação e operação de sistemas de água e esgoto. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e de seus recursos.
Engenharia ambiental: o engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas.
Ao todo, são mais de 30 áreas diferentes da engenharia, passando pela agrícola, pelos alimentos, aeronáutica, naval, robótica e até dos alimentos. Você pode conhecer um pouco mais sobre elas clicando no link abaixo!