A mulher na construção civil

Mesmo em 2018 a presença da mulher em diversas profissões ainda é bem menor do que a dos homens. Na construção civil não é diferente e por muitos anos a área foi considerada “exclusiva” de homens, visto que o esforço braçal seria mais bem desempenhado por trabalhadores do sexo masculino. Pouco a pouco, mulheres foram enfrentando o preconceito, investindo em cursos e capacitações e conquistando seu espaço no canteiro de obra.

Além de estarem aptas a realizar uma série de serviços, as mulheres também trazem alguns diferenciais na área: são muito mais detalhistas, precisas e cuidadosas no manuseio dos equipamentos. E com o crescimento feminino nesse segmento, algumas empresas, já realizaram modificações em seus canteiros. A implantação de banheiros para uso exclusivo feminino, por exemplo, assim como equipamentos de proteção individual (EPI) destinados exclusivamente para elas.

Apesar dos avanços o caminho para as trabalhadoras da construção civil ainda é longo. O pouco incentivo na área e a diferença salarial entre homens e mulheres é um fator que ainda impede muitas mulheres de ingressarem nessa área. Mas felizmente, alguns cursos técnicos oferecidos nacionalmente e por ONGs estão mudando esse cenário.

O Chico D’Areia aproveita a semana do dia da mulher para homenagear a todas que com muita força de vontade e dedicação chegaram à construção civil e trabalham com afinco em uma das áreas mais importantes do país. Parabéns a todas as mulheres e obrigado por estarem conosco nessas conquistas!

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!