A falta ou o excesso de água pode gerar diversos problemas na construção, como por exemplo: nas técnicas de resistência e durabilidade das estruturas, veja alguns que separamos para você ficar atento:
QUANTIDADE IDEAL
A quantidade ideal de água na preparação do concreto para que cumpra suas funções irá depender de algumas outras resultantes.
“A precisão dos cálculos para determinar a quantidade ideal de água só é possível após o estudo de dosagem, que leva em consideração local e tipo de aplicação, requisitos de projeto, qualidade do cimento e agregados disponíveis, entre outros fatores. “Geralmente, o consumo varia de 160 a 250 litros para cada m³ de concreto”, afirma Valin. Os parâmetros mínimos da relação a/c são estabelecidos pela ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.” (fonte: Mapa da Obra)
Nem sempre é dado a devida importância para a quantidade de água na produção do concreto das obras, por conta da agenda, porém essa atitude pode vir a resultar em diversos problemas, vejamos:
PROBLEMAS
- Fissuras no concreto – surgem devido à retração que ocorre durante o endurecimento da estrutura. O excesso de água ou a exposição excessiva ao sol, podem ocasionar este processo. Converse com seu mestre de obras e fique atento!
- Falhas de concretagem – aqui o problema ocorre por falta de água. Então, além de aumentar o orçamento da obra por conta dos altos custos para os reparos a segurança estrutural também ficará comprometida.
SOLUÇÕES
Existem diversos equipamentos que podem auxiliar na medição da água. Em obras menores, por exemplo, é possível utilizar um simples balde graduado ou de volume conhecido.
Já em obras maiores, onde o concreto não poderá ser feito manualmente, os materiais de maior precisão no controle são os hidrômetros, que, geralmente, são instalados nas centrais dosadoras e nos caminhões betoneira. Outra possibilidade, também de resultado bastante exato, é a utilização de balança para medição de cada elemento adicionado ao traço de concreto. (fonte: mapa da obra)
O importante é ter um profissional capacitado em sua obra para lhe auxiliar. Além de usufruir de matérias primas de qualidade! Para areia ou brita, conte com o Chico D’Areia.