Quando pensamos em construção, vêm à cabeça os materiais, o orçamento, os colaboradores (mestre de obras, arquiteto, pedreiro, caçamba…) mas nem sempre é dado o mesmo valor à base: o terreno. Por isso, selecionamos alguns passos que vão poder lhe ajudar nesta tarefa.
Lembrando que é fundamental o auxílio do seu arquiteto ou engenheiro neste momento. 😉
Qualidade do solo
Verifique a proximidade de águas e se não há umidade excessiva. Cuidado: Você pode acabar comprando um brejo ou até mesmo um aterro. Fique de olho também em áreas de proteção de mananciais próximas de represas, rios ou nascentes.
Natureza
Árvores, plantas e rochas podem ter um impacto grande no seu terreno e na construção da casa/prédio. O ideal seria preservar a vegetação natural e lembrar de incorporá-la em seu projeto.
Vizinhança
As edificações vizinhas podem afetar diretamente seu projeto. Fique de olho nisso e questione: Há edificações altas? Bloqueiam o sol ou/e a vista?
Serviços
Se atente aos serviços como coleta de lixo, transporte público e até mesmo farmácias e padarias. Eles influenciam na sua comodidade.
Lembrando que as dicas dadas acima, valem para a construção da casa própria. Mas também são interessantes caso você esteja pensando em um prédio comercial, porque tudo citado tem relação.
Fonte: CriaCanto Arquiteto