É de conhecimento geral que reformar uma casa, apartamento ou até mesmo um pequeno cômodo, dá um trabalhão e faz uma bagunça danada, não é mesmo? Mas saiba que alguns erros podem tornar tudo isso muito pior, por isso, vamos listar os principais para você não cometer e conseguir finalizar a sua reforma com sucesso – e sem dor de cabeça!
1) Não planejar
Nós sempre falamos sobre a importância do planejamento e essa dica não poderia ficar de fora aqui. Afinal, a falta dele é o pior erro que você pode cometer. É essencial planejar a reforma antes de começa-la e os pontos mais importantes desse planejamento são:
- Pesquisar preço dos materiais e mão de obra e encaixá-los dentro do seu orçamento (assim você pode ter a certeza que vai conseguir pagar por toda a reforma e não precisará cortar itens de ultima hora ou abandonar o projeto pela metade).
- Saber quais e quantos materiais serão necessários comprar e poder antecipar as compras (evitando atrasos por falta de material)
- Estabelecer um prazo para começar e terminar (se a reforma ocorrer em área externa, você também deve avaliar se as condições climáticas estarão de acordo com o andamento da reforma, evitando imprevistos).
Veja também: Dicas para um planejamento de obras eficiente.
2) Não pesquisar antes de comprar materiais
Nesse item podem acontecer dois tipos de problemas: o primeiro é você pagar muito caro nos materiais logo na primeira loja que encontrar e acabar gastando mais do que o necessário. O segundo, é ir na loja mais barata e comprar materiais com baixa qualidade, que vão se desgastar rápido e precisar de troca em pouco tempo, desperdiçando o seu dinheiro. Por isso, pesquise por lojas compromissadas, que oferecem produtos e materiais de qualidade e compare o preço entre elas, negociando se necessário.
3) Investir em mão de obra desqualificada
Assim como comprar materiais com baixa qualidade, investir em profissionais “meia boca” é desperdício de dinheiro. A curto prazo pode parecer mais barato, mas contratar uma pessoa desqualificada pode ocasionar diversos erros, ou seja, você corre o risco de ter que mandar refazer todo o trabalho (gastando mais material e mais mão de obra) além de atrasar o fim da reforma.