Nós já falamos aqui sobre os tipos de tijolos existentes de acordo com o material de fabricação.
Também já mostramos aqui sobre alguns tipos de tijolos (formatos) e suas funcionalidades. E hoje continuaremos falando sobre outros tipos desse material utilizado amplamente na construção civil! Confira:
TIJOLO ADOBE
Feito de barro, também é uma verão ecológico pois não é queimado e nem conta com cimento em sua composição. Possui um custo baixo e é um ótimo isolamento térmico. Mas não é indicado para regiões chuvosas, pois não é impermeabilizado.
Nós já mostramos como fazer o tijolo adobe aqui: Uso da terra na construção sustentável!
TIJOLO LAMINADO E TIJOLO REFRATÁRIO
O tijolo laminado é feito de barro e possui 21 furos. Já o tijolo refratário possui ótimo isolamento termoacústico. Ambos são muitos usados na construção de churrasqueiras.
TIJOLO CONCRETO CELULAR
Leve e com uma textura específica, o tijolo de concreto celular é utilizado nos casos em que não se pode sobrecarregar a estrutura. Não tem função estrutural e não é um bom isolante acústico.
TIJOLO ALVENARIA ESTRUTURAL
De cerâmica ou concreto, os tijolos de alvenaria estrutural é altamente produtivo, já que estrutura e fechamento podem ser executados simultaneamente. Em contrapartida, apresenta pouca flexibilidade, pois as paredes não podem ser removidas.
Veja também: Tipos de tijolo – parte 1 e Tipos de tijolo – parte 2
Fonte: Sienge