A medição é fundamental para acompanhar todo o processo de execução da obra, como nós já dissemos aqui . Além de monitorar o andamento do projeto, os dados da medição permitem conferir se obra está sendo cumprida dentro do cronograma combinado e orçamento estipulado, bem como aferir se os processos estão sendo feitos da maneira correta e com bom uso dos materiais disponíveis.
Cada órgão, construtora ou profissional pode adotar critérios próprios para realizar a medição, mas é preciso uniformizar os critérios que serão utilizados em cada empreendimento. Isso ajudará a evitar desperdícios de materiais, equipamentos e mão de obra. Também poderá proteger sua empresa de mal-entendidos na hora de pagar empreiteiros e trabalhadores autônomos. Além disso, é recomendado fazer a medição de obras dividida por tarefas.
Em relação as etapas, você deve considerar 5 aspectos importantes:
– Definir os critérios para que os serviços de uma obra (incluindo materiais, mão de obra e equipamentos) sejam quantificados e pagos.
– Acompanhar a evolução da obra, controlando a execução de cada etapa dos serviços e garantindo que não ocorram desvios em relação ao que foi programado. Ou seja, assegurar que a medição da obra esteja de acordo com o cronograma físico-financeiro do projeto.
– Com base nos dados da medição, prevenir, identificar e corrigir erros e problemas no processo de construção.
– Determinar as parcelas de pagamento a serem realizadas, conforme a evolução de cada etapa da obra (quando a remuneração pelo serviço for feita por medição).
– Levantar informações sobre o desenvolvimento da obra que facilitem a prestação de contas e a tomada de decisão no processo de construção.
Existem diversas ferramentas e profissionais capacitados para te auxiliar nesse importante processo. Conte com a ajuda deles e não deixe de realizar a medição da sua obra!
Fonte: www.sienge.com.br