Recebendo os materiais no canteiro de obra

Durante uma construção ou reforma, poupar tempo e dinheiro é essencial para finalizar as etapas e entregar a obra no prazo e sem prejuízos financeiros. Uma forma de fazer isso é saber como receber e armazenar corretamente os materiais que vão ser utilizados no canteiro!

Para começar o seu planejamento, tenha em mente três questões:

  • Quais e quantos materiais serão recebidos durante o trabalho?
  • Onde e em que momento da obra serão usados?
  • Quando devem chegar ao canteiro?

É preciso que o gestor saiba, antes do início da obra, como irá receber cada material, onde irá estocar, quais espaços estarão disponíveis para tal, onde será feito o processamento e a expedição desses materiais e, por último, quais equipamentos estarão disponíveis para que a equipe possa movimentá-los e processá-los. Também é preciso pensar onde será feita a entrada e a saída de caminhões, identificar a área para o descarregamento de materiais e também visualizar onde será feito o trânsito e a permanência das pessoas envolvidas.  Planeje de acordo com cada etapa.

Na hora de comprar seu material, certifique-se de contratar uma empresa que possui materiais de qualidade e compromisso na entrega, como o Chico D’Areia! Quando chegar a hora de receber e com seu planejamento em mãos, confira se todos os materiais que você encomendou foram entregues na quantidade certa e nas especificações desejadas.

Recebendo alguns tipos de materiais:

Areia e brita – O local de estoque deve ficar próximo ao portão de materiais, se possível diretamente ligado à caçamba do caminhão. Devem ser levantadas baias de cerca de 1,20 m de altura, sobre um contrapiso de concreto. Detalhe: uma baia para cada granulometria de material. As baias evitam o vazamento do material e sua mistura com outros tipos de pedra. Você também pode optar por armazenar os seus materiais em uma caçamba estacionária!

Aço – Os vergalhões devem ser armazenados sobre um estrado com altura mínima de 7 cm acima do piso, separados e etiquetados de acordo com a bitola. O estoque deve ficar o mais próximo possível da região de corte do canteiro e de preferência protegido do sol e da chuva.

Blocos cerâmicos ou de concreto A armazenagem destes itens pode ser feita em locais abertos em pilhas de no máximo 2 m de altura. As peças devem estar próximas do local onde serão utilizadas, ou perto da central de transporte vertical. Blocos diferentes devem ficar em pilhas diferentes, para garantir que não haverá troca de materiais durante a execução.

Cal, cimento, argamassa e gesso – Todos os ensacados devem ser estocados em local coberto, em pilhas sobre estrados de 30 cm de altura em relação ao piso e a uma distância de 30 cm das paredes. O empilhamento máximo é de 10 sacos de cimento ou gesso, 15 sacos de cal e 20 sacos de argamassa.

Veja também: https://www.chicodareia.com.br/blog/como-comprar-material-de-construcao

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!