As colunas de brita no subsolo servem para reforçar e melhorar a drenagem de solos coesivos de baixa resistência e mistos (solos moles e siltosos, mistos de argila e areia e argila mole), aumentando a rigidez e a resistência do solo e reduzindo o potencial de liquefação do mesmo.
O procedimento para a inclusão da coluna de brita consiste em:
1. Preparação
A máquina é posicionada sobre o ponto de condução e estabilizada sobre travessas de deslizamento. Um carregador fornece a brita.
2. Enchimento
Os conteúdos da tremonha são vertidos para o tubo. Ao fechar o mesmo, o ar comprimido permite que seja gerado um fluxo contínuo de brita para o orifício de saída.
3. Condução
O vibrador desce, movimentando lateralmente o solo, até à profundidade planeada, graças ao ar comprimido e à condução estática da unidade.
4. Compactação
Quando é atingida a profundidade final, o vibrador é ligeiramente levantado e a brita ocupa o espaço livre. O vibrador é então novamente abaixado, para expandir lateralmente a brita contra o solo e compactá-lo.
5. Acabamento
A coluna é produzido desta forma em conduções sucessivas, até ao nível planeado. Os apoios da fundação são então executados diretamente de forma tradicional.
No vídeo abaixo é possível ver como funciona essa inclusão: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=NGb48qxbNPg
Fonte: http://www.terratest.com/portugues/produtos-colunas-de-brita.html