Para prevenção de acidentes é importante que as empresas saibam as melhores práticas para garantir a integridade do trabalhador, seja qual for a área de atuação. Nessa semana se comemora o dia da prevenção de acidentes de trabalho e, por isso, preparamos algumas dicas para fortalecer a segurança do trabalho na sua empresa.
1 – Tenha atenção ao ambiente: observe se no local de trabalho há qualquer coisa que pode causar um acidente ou causar algum dano caso ocorra um descuido (como quinas, fiação elétrica, etc.) e sinalize os perigos adequadamente, utilizando placas, avisos, cones e divisórias.
2 – Promova treinamentos regulares de segurança. A melhor forma de evitar acidentes é a prevenção, e o treinamento deve abordar todos os perigos que o ambiente oferece, quais são as maneiras corretas de manusear os instrumentos e as medidas de segurança que devem ser tomadas diariamente.
3 – Conscientize os funcionários a estarem atentos a possíveis acidentes e perigo. Incentive a participar de treinamentos de segurança e reforce a correção de qualquer erro no local que pode causar algum acidente. Pesquise se seus funcionários têm alguma sugestão sobre melhorias. Crie formulários e deixe que seus empregados respondam anonimamente.
4 – Tenha equipamentos necessários disponíveis para todos os funcionários. É dever da empresa garantir que os funcionários estejam utilizando os equipamentos de proteção individual e seguindo as normas de segurança. Também observe se os funcionários estão utilizando as ferramentas e o maquinário de forma correta.
5 – Certifique-se se as regras e as normas de segurança estão sendo cumpridas. Esteja ciente do que acontece na sua empresa, e caso necessário, escolha uma pessoa para gerir a segurança e encontrar soluções para prevenir acidentes de forma eficaz.
6 – Esteja preparado para qualquer tipo de eventualidade e mantenha as saídas sempre desobstruídas. Promova treinamento de primeiros socorros e tenha sempre um kit disponível em local acessível para os funcionários, contendo os itens básicos. Também é necessário um sistema de comunicação rápida, para um possível pedido de resgate ou ajuda. Essas práticas não evitam acidentes, mas podem minimizar muito os danos caso ocorra algum.