Os agregados para a indústria da construção civil são os insumos minerais mais consumidos no mundo. O termo “agregados para a construção civil” é utilizado no Brasil quando falamos de areia e a rocha britada.
No estado de São Paulo, 45% da areia produzida são provenientes de várzeas, 35% de leito de rios e o restante, de outras fontes. Considerando como produto básico da indústria da construção civil, o concreto utiliza em média por metro cúbico, 42% de agregado graúdo (brita), 40% da areai, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos. Observa-se que: cerca de 70% do concreto é constituído de agregados.
É através destes dados que notamos o quanto é importante a areia de qualidade para o uso em concreto estrutural. Por serem produtos de baixo valor unitário, o custo do transporte encarece o preço para o consumidor final e muitas vezes, a escolha por preço pode significar uma compra de uma areia extraída de portos próximos com água contaminada.
Fique atento ao tipo de areia que você compra para a sua obra. Talvez uma economia mal analisada neste momento, pode resultar em problemas futuros.
Conheça também os tipos de areia para cada finalidade.