Uma construção possui diversas etapas e para que tudo ocorra de forma eficiente, ou seja, aproveitando o tempo e orçamento disponível e evitando o desperdício de materiais, é preciso que toda equipe, engenheiros civis, técnicos em edificações, arquitetos, construtoras e todos os outros profissionais e empresas do setor estejam alinhados durante todos os processos, até a conclusão da obra. Veja as dicas que preparamos para colocar em prática no canteiro, para uma obra eficiente:
1 – Orçamento bem planejado
Não há como falar em obra eficiente sem falar de planejamento. A medição de obra (como já falamos aqui) é essencial em todo projeto e uma parte dela é dedicada a orçar todos os custos de cada etapa. Conte com um profissional especializado para incluir todos os gastos, antes mesmo de começar qualquer processo. Custo de todos os serviços, mão de obra, aluguel de máquinas e equipamentos, os materiais que serão utilizados (desde a base até o acabamento) e até gastos com instalações para a equipe (como sanitários, por exemplo) devem ser incluídos. Uma obra bem orçada evita uma série de gastos desnecessários e evita também desperdícios de materiais e tempo de mão de obra.
2 – Conheça o espaço disponível
Antes de começar qualquer etapa, tenha em mente o espaço disponível para o trabalho e para as instalações. Com a planta do empreendimento em mãos, estabeleça os locais em que será feito a entrada e saída de materiais, equipamentos e equipe, o local de armazenamento dos materiais, as instalação de alimentação e sanitários para os funcionários, etc.. Um canteiro de obras organizado ajuda a otimizar todos os serviços, além de beneficiar o ambiente de trabalho da equipe.
3 – Atenção às normas técnicas
As normas técnicas e a legislação são responsáveis por regularizar o canteiro de obras e dispor o que pode e o que não pode, contribuindo para uma gestão mais eficiente do espaço destinado aos trabalhadores da construção civil, bem como a disposição de materiais. Além disso, também deve atender ao regulamento: o controle de horas trabalhadas, a organização e limpeza do canteiro e as ações para impedir acidentes de trabalho.
4 – Organização e atenção do início ao fim!
Uma gestão eficiente do canteiro de obras também conta com profissionais responsáveis e capazes de manter a organização e atenção em todas as etapas. Desde manter toda a documentação da obra em ordem, colocar as etapas e custos em planilhas e até o controle dos uso dos EPIs, o modo correto de manusear os equipamentos e o controle de entrada e armazenamento de materiais. Tendo tudo isso em mente, mãos à obra!