Que a areia é um dos materiais mais importantes na construção civil não é novidade para ninguém. Agora, você sabe porque exatamente esse material precisa ser bem escolhido? Descubra algumas propriedades da areia e como definir para qual finalidade usá-la.
Ela é dividida entre fina, média e grossa:
- Areia fina – possui grãos de 0,005 a 0,42 mm: para acabamentos e pinturas;
- Areia média – grãos entre 0,42 a 2 mm: preparação de massa e assentamento de tijolos;
- Areia grossa – com diâmetro entre 2 a 4 mm: preparar o concreto;
Como escolher e comprar a areia certa para seu objetivo?
- Para fabricar o concreto, está liberado o uso dos três tipos de areia. Porém, areias finas podem conter um teor excessivo de outros compostos o que causa danos.
- A areia certa pode ter até três tonalidades, que são elas: branca, avermelhada ou amarelada. A cor não define a legitimidade da areia, essa característica apenas deriva do tipo de rocha mãe. O importante é observar se a cor não está vindo de impurezas como, por exemplo, excesso de solo.
- Areia escura pode indicar presença de produtos não confiáveis. Se a lavagem não resolver, faça o teste de decantação: misture um pouco de areia a uma boa quantidade de água e deixe em repouso. Depois de completa a decantação, a areia ficará no fundo e os materiais estranhos acima dela.
Gostou das dicas? Agora, se quiser saber onde encontrar areia de qualidade e profissionais preparados para lhe passar boas dicas, ligue pra gente! (37) 3231-3926