O bem-estar dos trabalhadores é um ótimo aliado para um ambiente de trabalho saudável e promissor. Para promover esse bem estar, empregadores e empregados podem tomar medidas simples. Aqui vão algumas dicas:
1 – Ambiente
É importante que a empresa ofereça um ambiente de trabalho limpo, adequado e seguro e que forneça os equipamentos necessários para que o funcionário consiga desempenhar sua função. Isso envolve desde treinamentos e uso de equipamentos de proteção individual (em empresas de construção civil, por exemplo) até higiene, boa ventilação e iluminação adequada (como em escritórios fechados).
2 – Saúde física e mental
De nada adianta um ambiente perfeito se os funcionários estão sobrecarregados de trabalho e com a saúde comprometida. Incentivar a prática de exercícios físicos ou promover um momento de ginástica laboral diário ou semanal pode ser uma boa ação para diminuir o estresse dos funcionários. Ter um espaço para que o funcionário possa relaxar no intervalo também é importante. Uma boa dica é ter uma parceria ou convênio com uma academia de ginástica, nutricionista ou até mesmo um psicólogo para facilitar o acesso.
Também é essencial que a empresa esteja aberta para a comunicação entre funcionário e empregador. É importante que o empregado se sinta seguro para expressar sua opinião, conversar sobre problemas e dar sugestões para o ambiente e o trabalho.
3 – Boa convivência
Nada melhor do que se sentir acolhido no ambiente de trabalho, não é mesmo? Estimule a colaboração entre funcionários e o trabalho em equipe sempre que possível. Também é importante incentivar a boa educação e gentileza, mesmo as medidas mais simples como dar bom dia quando se chega na empresa. Aproveite que hoje é o dia Mundial da Gentileza e comece a colocar em práticas essas ações para melhorar o ambiente de trabalho!